PRINCIPAL
Inicial
Contato
Associe-se
Dicas
Jornal Nat Informa
Histórico
Notícias
Quarta Temática
Publicações
Parceiros
Quem Somos
PROGRAMAS
Energia e Justiça Climática
Biodiversidade e Soberania Alimentar
Sustentabilidade das Cidades
Antártica e Oceano Austral


Projeto Arquitetônico:

      Em 2006 começou a ser desenvolvido, por uma equipe de dez arquitetos, o Projeto Arquitetônico (PA) da nova sede do Núcleo Amigos da Terra/Brasil. O trabalho proposto consiste em uma reforma e intervenção arquitetônica na casa cedida pelo Patrimônio Nacional da União, com o objetivo de transformar o local em um Centro de Referência em Bioarquitetura no Meio Urbano, na nova sede da entidade, abrigando também o Centro de Documentação Magda Renner.

      A intitulada “Equipe CaSaNaT” é formada pelos profissionais Arq. Carolina Herrmann Coelho de Souza, Arq. Cristian Illanes, Arq. Letícia Teixeira Rodrigues, Arq. Ingrid Bohadana, Arq. Letícia Castilhos Coelho, Arq. Letícia Thurmann Prudente, Arq. Nauíra Zanardo Zanin, Arq. Sílvio Santi, Acad. Arq. Fernando Costa e Acad. Arq. Vivian Ecker.

      Segundo o grupo de arquitetos os princípios do projeto basearam-se na busca do equilíbrio entre as dimensões da sustentabilidade, o aspecto social, ambiental, econômico e cultural. O trabalho, então, foi dividido em seis etapas: levantamentos, estudos preliminares, anteprojeto, aprovação do projeto e projeto executivo. Durante esse processo foram feitas diversas atividades para envolver o público nas discussões de como seria a nova casa, como a Charrete e o Debates CaSaNaT.

      Em janeiro de 2007 foi realizada uma Charrete, ou Mutirão Projetual, no Rincão Gaia que reuniu os arquitetos do CaSaNaT, professores da UFRGS, ambientalistas da ONG e convidados para agregar idéias ao projeto. "O objetivo da Charrete era fazer as pessoas se apropriarem do ´processo da Arquitetura´", afirma a arquiteta Letícia Prudente. "Na oportunidade se cumpriu o objetivo de ampliar as idéias que poderiam ser aplicadas à Casa NAT", conclui.

      O Debates CaSaNaT foi uma série de encontros sobre o processo de andamento do Projeto Arquitetônico da nova sede, com palestras referentes as técnicas a serem desenvolvidas na casa. O primeiro aconteceu em janeiro e debateu o uso da tecnologia dos painéis fotovoltaicos, que possibilitam a transformação da energia solar em energia elétrica. A palestra foi apresentada pela Profª. Dra. Izete Zanesco e pelo Prof. Dr. Adriano Moehlecke, do Centro Brasileiro para Desenvolvimento de Energia Solar Fotovoltaica - CB-Solar – e da PUCRS. O segundo debate, em abril, trouxe o tema “Madeira para a construção sustentável”, com o prof°. Hilton Albano Fagundes, da ULBRA, que falou sobre certificação, madeiras nativas e seu aproveitamento na construção sustentável.

      Confira nos links abaixo os cadernos desenvolvidos em cada etapa do PA, e os conceitos a serem aplicados na Casa do NAT: