PRINCIPAL
Home
Contato
Associe-se
Dicas
Jornal Nat Informa
Histórico
Notícias
Publicações
Parceiros
Quem Somos
PROGRAMAS
Energia e Justiça Climática
Biodiversidade e Soberania Alimentar
Sustentabilidade das Cidades
Antártica e Oceano Austral
Quarta Temática

Instituições Financeiras Internacionais:

O Núcleo Amigos da Terra / Brasil desde a década de 70 vem monitorando os financiamentos das Instituições Financeiras Internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A partir de 2000, este programa passou a ser um dos principais desenvolvidos pela entidade devido ao fortalecimento do trabalho em conjunto com outras redes de ongs e movimentos sociais, como a Federação Amigos da Terra Internacional (www.foei.org), a Coalizão Rios Vivos (http://www.riosvivos.org.br/) e a Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais (www.rbrasil.org.br).

Desde 2002, o objetivo prioritário do programa é monitorar as Instituições Financeiras – como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - que estão destinando recursos para os megaprojetos integrantes da Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul-americana (IIRSA). Clique aqui e leia documento na íntegra: IIRSA: é esta a integração que nós queremos?

Atualmente, o Núcleo Amigos da Terra é membro da coordenação nacional da Rede Brasil e, neste âmbito, vêm desenvolvendo ações conjuntas com outras redes para dar seguimento ao processo de ampliar o debate em relação às políticas das Instituições Financeiras Internacionais e a incidência política de organizações da sociedade civil que lutam por políticas ambientalmente sustentáveis e socialmente justas.

Contato: ifis@natbrasil.org.br