PRINCIPAL
Inicial
Contato
Associe-se
Dicas
Jornal Nat Informa
Histórico
Notícias
Quarta Temática
Publicações
Parceiros
Quem Somos
PROGRAMAS
Energia e Justiça Climática
Biodiversidade e Soberania Alimentar
Sustentabilidade das Cidades
Antártica e Oceano Austral

CLIMA
Dia de ação global pressiona negociações

PORTO ALEGRE, Brasil - Amanhã, sábado dia 6 de dezembro, Amigos da Terra no Brasil realiza atividades na CaSaNaT entre 17h e 21h. O encontro é aberto à comunidade, aos amig@s, simpatizantes, sócios e ativistas em Porto Alegre. O objetivo é celebrar e fortalecer soluções reais que respondam ao desafio de como viver (BEM!) na cidade em tempos de caos climático, compartilhando reflexões e práticas nos temas de MOBILIDADE - com mostra de cartuns sobre mudanças climáticas, o caos dos automóveis e a falsa solução dos agrocombustíveis; EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS - com apresentação do processo e das técnicas aplicadas no projeto CaSaNaT e banca de troca de saberes em agricultura urbana; ECONOMIA LOCAL E SOLIDÁRIA - com produtos da reforma agrária e mostra de vídeos no tema da transição das cidades e das sociedades. A ação dos Amigos da Terra Brasil também apóia as atividades organizadas ao redor do mundo para que os esforços mundiais resultem na estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em 350 partes por milhão [3].

Para a arquiteta, diretora dos Amigos da Terra, membro do Viver Bem e praticante da agricultura urbana, Cleusa Telles, na cidade é possível “transformar o paisagismo comercial em paisagismo produtivo e/ou consumo consciente, fechar o ciclo através do reaproveitamento dos resíduos orgânicos, através da composteira doméstica, e não utilizar a sacola plástica para as compras”. Para ela, é através dos pequenos gestos que atingiremos metas sustentáveis para as futuras gerações, e também através deles buscamos a conscientização e cobramos ações dos governos.

Carolina Herrmann, também dos Amigos da Terra, acrescenta que este movimento internacional que luta para alcançar a estabilização do clima, tem que ser multiplicado. “É importante que as pessoas saibam dos limites do planeta e direcionem esforços tanto nas suas atitudes diárias, como de forma coletiva para pressionar os governos a agirem rapidamente nas negociações internacionais e em nível local para a redução das emissões e para a adaptação dos povos mais vulneráveis que já estão sofrendo com as mudanças climáticas,” disse. 

POZNAN, Polônia – Dia 6 de dezembro milhares de pessoas, incluindo um grupo de 100 ativistas da federação Amigos da Terra Internacional, irão se juntar às demonstrações públicas na Polônia, demandando aos líderes mundiais que tomem ações urgentes pelo clima. Estas serão respaldadas por mobilizações no mundo todo, inclusive em Porto Alegre, no Brasil.

O Dia de Ação Global [1] ocorre dias antes do encerramento do 14º. Das partes da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas, que termina dia 12 deste mês, na Polônia. Em todo o mundo, um vasto espectro de organizações e movimentos, desde grupos de jovens e de mulheres, povos indígenas, sindicatos e ambientalistas vão participar de uma série de mobilizações e atividades para chamarem os governos negociadores nas nações Unidades a decidirem por ações reais já.

Em Poznan, Amigos da Terra Polônia coordena uma marcha chamada “bicicletas pelo clima” [2] para chamar a atenção sobre alternativas no setor de transportes. Cinqüenta jovens dos Amigos da Terra Europa entregarão aos ministros uma enorme bandeira feita por jovens de 30 países europeus que pintaram suas demandas em mais de 1000 m2 de tecido. A coordenadora da Campanha de Clima e Energia dos Amigos da Terra Internacional, Juana camacho, da Colômbia, disse: “Os negociadores da ONU estão aqui reunidos para decidir o destino de milhões de pessoas e do nosso planeta. Os líderes mundiais devem ouvir estas demandas para negociar tratar do clima e para promover justiça climática agora”

 

Notas:
[1] www.globalclimatecampaign.org
[2] www.koalicjaklimatyczna.org/index.php?id=aktualnosci&lang=en
[3] www.350.org

Mais informações:
www.natbrasil.org.br
www.viverbemnacidade.org.br

Serviço:
O quê: ação frente às mudanças climáticas
Onde: CaSaNat, na rua Olavo Bilac, 192, Cidade Baixa, Porto Alegre
Quando: amanhã, dia 6, entre 17h e 21h

Contatos:

Em Porto Alegre, Brasil:
Carolina Herrmann, Amigos da Terra Brasil, + 55 51 8409 9827
Cleusa Telles, Amigos da Terra Brasil, + 55 51 9157 6359

Em Poznan, Polônia:
Juana Camacho, Amigos da Terra Internacional, + 48 698 33 31 31 ou  +48 662 964285

Eliege Fante DRT/RS 10.164
Assessora de Imprensa
Núcleo Amigos da Terra Brasil
www.natbrasil.org.br
Fone: (51) 9816 9595

 

 

 

 

Eliege Fante DRT/RS 10.164
Assessora de Imprensa
Fone: (51) 9816 9595
Fone/Fax: +55 51 3332-8884