Discussão do dia três vai ser sobre construções sustentáveis para Porto Alegre

Nova sede do Núcleo Amigos da Terra/Brasil será Centro de Referência para Edificações Sustentáveis.

Na próxima quarta-feira, dia 03 de outubro, dando sequência ao Projeto Quartas Temáticas da Cidade, feito em parceria entre o NAT/Brasil e a SMAM e viabilizada pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA), será apresentado o Projeto Futura Sede dos Amigos da Terra – Centro de Referência em Arquitetura Sustentável no Meio Urbano, com a equipe CaSaNaT (Criação em Arquitetura Sócio-Ambiental para o Núcleo Amigos da Terra).

Em 2005 foi firmado o contrato de cedência para uso gratuito do imóvel, que já abrigou uma escola, e está situado na Rua Olavo Bilac, no bairro Cidade Baixa. Em 2006 um grupo de dez arquitetos se uniu para desenvolver uma instalação de redes de proteção RJ e um Projeto Arquitetônico que além de contemplar a Sede Permanente do Núcleo Amigos da Terra/Brasil, também será Centro de Referência para Edificações Sustentáveis e abrigará o Centro de Documentação Magda Renner.

A etapa final do projeto que foi concluída em abril de 2007 está em fase de captação de recursos para a execução e possibilitará o uso eficiente da energia; o aproveitamento passivo da luz solar para a iluminação e conforto térmico; o uso demonstrativo da energia solar térmica e fotovoltaica; o reaproveitamento de materiais de construção e o uso de materiais de baixo impacto ambiental; a coleta e utilização da água da chuva; a redução, reutilização, separação correta e reciclagem de resíduos.

Será uma grande oportunidade de discutir além do projeto e a sua viabilidade, as alternativas para se construir aplicando tecnologias de baixo impacto viáveis na cidade, integrando aspectos de desenho bioclimático com a preservação do patrimônio histórico, qualificando os espaços.

É uma forma de conhecer diversas possibilidades de construção e adaptação de espaços já construídos, e agir como catalisador na transformação de nossa cidade em um local mais sustentável. Participe!

O encontro será realizado no dia 03 de outubro, na sede da SMAM, na Av. Carlos Gomes 2120, sala 111, das 17hs às 18h30min.

Confira toda a programação das Quartas Temáticas da Cidade:
07/11/2007 – O Projeto Monumenta: ações para a sustentabilidade do centro histórico de Porto Alegre, com a coordenadora do projeto Briane Bicca.
05/12/2007 – Cidades mais sustentáveis, com o coordenador da Linha de Pesquisa em Comunidades e Edificações Sustentáveis do NORIE/UFRGS, Miguel Sattler.
09/01/2008 –  Propostas para espaços públicos sustentáveis em Porto Alegre, com Oscar Francisco Carlson, da SMAM.

Rochele Bagatini
Responsável pelo Projeto Quartas Temáticas da Cidade
Núcleo Amigos da Terra/Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2022: Natureza Brasil | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress