Sustentabilidade das cidades

 Sustentabilidade das Cidades:

      A partir das duas últimas décadas do século XX, a globalização tem trazido novas demandas para as cidades, levando-as a competir para tornarem-se centros de negócios regionais ou internacionais. No Brasil, as cidades converteram-se cada vez mais nas molas propulsoras do crescimento econômico, mas a sustentabilidade urbana tem estado sob constante pressão. Até quando o Brasil permitirá a via de urbanização ambientalmente relapsa, socialmente excludente, de periferização das populações de baixa renda, que tem caracterizado sua história?

      São mais de quatro décadas de debates de construção de idéias, solução de conflitos teóricos, busca de alternativas econômicas, embates, manifestações, experimentações e implementações de novas práticas na busca da sustentabilidade planetária. Cabe ressaltar o importante papel dos movimentos em prol da culturalização da temática ambiental. Estes setores passaram a cobrar dos governos o cumprimento da Agenda 21 ou a fomentar a elaboração destas agendas em nível local. Governantes defrontam-se, então, com tarefas sobre como encontrar soluções para problemas urbanos que vão da construção de moradias à preservação de áreas de verdes, do gerenciamento de lixo ao suprimento de água potável, da conservação do patrimônio histórico e cultural ao transporte.

      Nesse debate, não se quer apenas uma remediação para nossas cidades. Pensar a sustentabilidade urbana pressupõe incluir, inter-relacionar os diversos temas (insumos, sociedade, economia, uso do solo e rejeitos) envolvidos, tratá-los como um todo e não apenas considerá-los um a um.

      O Núcleo Amigos da Terra /Brasil através da sua atuação em instâncias interinstitucionais como o Conselho Estadual do Meio Ambiente, o Conselho Municipal do Meio vem discutindo estes temas objetivando a busca de uma sociedade mais justa, equilibrada e democrática, aspectos indissociáveis de uma cultura que retome a unidade e harmonia entre a sociedade e a natureza.

      O NAT/Brasil iniciou uma campanha que viabilizará a construção de sua sede a partir de projetos de edificações ecologicamente pensadas. Participe desta campanha. Veja abaixo nos links os Cadernos produzidos pela CaSaNaT (Criação em Arquitetura Sócio-Ambiental para o Núcleo Amigos da Terra), que mostram as etapas do projeto arquitetônico da nova sede.

Contato: [email protected]

© 2022: Natureza Brasil | GREEN EYE Theme by: D5 Creation | Powered by: WordPress